fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

Rotinas Contábeis

Aqui vamos falar sobre a organização das finanças da sua empresa! Neste guia, vamos abordar as práticas fundamentais para garantir uma gestão financeira eficiente e transparente para o seu negócio.  Além disso, queremos assegurar que você não está sozinho nesta jornada. Nosso suporte está pronto para ajudá-lo, esclarecendo quaisquer dúvidas que você possa ter, das 9h às 22h. Estamos aqui para fornecer assistência especializada e garantir que você tenha total confiança na gestão das finanças da sua empresa.

A Contabilidade da sua empresa

Um dos primeiros passos para uma gestão financeira sólida é ter uma conta jurídica dedicada à sua empresa. Essa conta servirá como o centro das suas operações financeiras, permitindo registrar e monitorar todas as transações de forma organizada. Clique o aqui e abra sua conta agora mesmo!

Agora vamos começar
com os conceitos básicos

  • 1

    Recebimentos e Notas Fiscais

    Na contabilidade da sua empresa, os Recebimentos representam tudo o que entra na sua conta jurídica. É fundamental que cada valor recebido seja gerenciado através de notas fiscais.

  • 2

    Pagamentos e Classificações

    Os Pagamentos englobam todas as saídas de recursos da sua conta jurídica. Essas saídas podem ser divididas em diversas categorias, incluindo pagamentos gerais, impostos, salários e distribuição de lucros.
    Compreender os fundamentos da gestão contábil é essencial para o sucesso do seu negócio. Ao adotar práticas sólidas e utilizar sua conta jurídica de maneira adequada, você estará fortalecendo a saúde financeira da sua empresa e facilitando seu crescimento.

Calendário Contábil

Subir as Notas Fiscais na Plataforma

Impostos disponíveis para pagamento

Data de pagamento impostos

Movimentações
na plataforma

Utilização da Plataforma

Notas Fiscais

No processo de notas fiscais, é importante trazer as notas para a plataforma até o dia 5 do mês seguinte à emissão. Depois de fazer isso, dê uma conferida nelas para ver se está tudo certo e, se precisar, faça ajustes.

Ex: Notas emitidas em janeiro de 2023 devem ser importadas na plataforma até o dia 5 de fevereiro de 2023.

Caso queira ver o passo a passo Clique Aqui

Se você é de Campinas ou da cidade de São Paulo, não precisa se preocupar em importar suas notas fiscais. Basta habilitar essa opção na seção de Notas Fiscais e nós cuidaremos disso automaticamente para você.

Impostos
Na nossa plataforma, você tem tudo que precisa para lidar com seus impostos. A partir de todo dia 15, você encontra os impostos que precisa pagar, junto com os prazos de vencimento. E se precisar de uma segunda via ou do código de barras para pagamento, você tem fácil acesso. É simples assim!
Movimentações

Movimentações bancárias são cruciais para a gestão financeira de sua empresa, pois elas fornecem os dados necessários para as declarações financeiras mensais, trimestrais e anuais. Aqui está um guia simplificado para ajudá-lo no processo:

  1. Conta Jurídica; Primeiro, cadastre sua conta bancária jurídica na plataforma.
  2. Importação de Extratos: Importe seu extrato bancário no formato OFX. Para usuários do Banco CORA, a importação é automática. Se utilizar outros bancos como Nubank, Itaú, Santander, entre outros, habilite o Open Finance na plataforma para importação automática diretamente de sua conta bancária. Caso queira ver um passo a passo de como importar seu extrato clique aqui
  3. Categorização de Transações: Revise as transações que foram categorizadas automaticamente. Categorize manualmente quaisquer pendências. Com o tempo, a plataforma aprenderá sua rotina e ajudará a categorizar automaticamente todas as suas movimentações, reduzindo seu esforço.
Sócios e Pró-labore
O pró-labore, corresponde ao salário do sócio, desempenha um papel crucial na gestão financeira da sua empresa. É um requisito para todas as empresas com faturamento compatível, com um valor mínimo equivalente a um salário. Para preenchê-lo na plataforma, basta acessar a seção “SÓCIOS” e inserir o valor apropriado até o dia 30 do mês, garantindo assim a emissão do recibo de holerite no mês seguinte. É importante ressaltar que sobre o valor do pró-labore informado, incidirá o custo de INSS, que corresponde a 11%, além do Imposto de Renda, se aplicável.
Declarações
As declarações anuais destinadas a órgãos públicos estarão disponíveis na seção “Declarações” da plataforma. Esta área facilita o acesso e a gestão de documentos importantes para a sua empresa.
Funcionários
Tenha de facil acesso, informações sobre os funcionários da sua empresa, tanto funcionário ativo ou já desligados.
Indicações
Temos uma oportunidade de indicação disponível! Se você conhece alguém com CNPJ ativo ou que está interessado em abrir uma empresa, basta nos informar o e-mail do seu indicado. Se o seu conhecido fechar negócio conosco, tanto você quanto ele receberão um crédito de R$68,00. Não perca essa chance de compartilhar os benefícios da Senhor Contábil com seus amigos e ainda ganhar vantagens!”
Serviços Avulsos
Informamos todos os serviços disponíveis e custos, sendo necessário só clicar em solicitar, que será providenciado.
Mensalidade
Disponibilizamos opções de pagamentos, podendo ser feito de forma, manual ou automático

Entenda mais sobre o Fator R e como reduzir imposto de empresas do Anexo V

Se a sua empresa está envolvida em serviços de engenharia, arquitetura, psicologia, medicina, desenvolvimento de software ou atividades intelectuais similares, você pode reduzir sua carga tributária com o Simples Nacional. Aplicando o fator “R”, uma redução na alíquota de impostos para empresas com poucos funcionários em relação à sua receita bruta, você pode economizar até 10% em impostos. Envie um e-mail para suporte@senhorcontabil.com.br com o assunto “Interesse em Conhecer Mais sobre o Fator R, e teremos o prazer de ajudá-lo.

Pague menos impostos

Dúvidas frequentes

Dúvidas sobre Impostos - Simples Nacional
No Simples Nacional, o percentual de imposto varia de acordo com a atividade da empresa e a faixa de faturamento anual. As alíquotas do Simples Nacional podem variar de 4,5% a 22,45%.
Por exemplo, para empresas de comércio, as alíquotas podem variar de 4% a 19%, enquanto para empresas de serviços, as alíquotas podem variar de 6% a 33%.
Para saber qual a alíquota de imposto você pode enviar um e-mail para suporte@senhorcontabil.com.br que nosso suporte vai te explicar!
Pró labore e Distribuição de Lucros
Pró-labore e distribuição de lucros são duas formas pelas quais os sócios ou proprietários de uma empresa podem receber remuneração pelos seus esforços e participação no negócio. Aqui está a diferença entre eles:
  1. Pró-labore:
    • É um requisito para todas as empresas com faturamento compatível, com um valor mínimo equivalente a um salário.
    • É uma forma de reconhecer o trabalho realizado pelos sócios na empresa, independentemente do lucro gerado.
    • O pró-labore é tributado como uma despesa operacional da empresa, ou seja, sobre ele incidem impostos como INSS e Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), tanto para a empresa quanto para o sócio.
    • O Pró labore é obrigatório a todas as empresas que tem faturamento sendo o valor mínimo de um salário.
  2. Distribuição de Lucros:
    • A distribuição de lucros é a parcela dos lucros obtidos pela empresa que é distribuída entre os sócios ou acionistas.
    • “A distribuição de lucros normalmente ocorre em intervalos mensais, trimestrais ou anuais, após a avaliação do desempenho financeiro da empresa. Os valores excedentes, após todas as despesas e obrigações financeiras terem sido quitadas, podem ser transferidos para a conta bancária dos sócios. É importante ressaltar que esses valores, quando classificados corretamente como distribuição de lucros em nossa plataforma contábil, não estão sujeitos a pagamento de imposto de renda pessoa fisica. Em outras palavras, o valor da distribuição de lucros é isento de impostos quando categorizado de maneira adequada nos registros contábeis.
    • Ao contrário do pró-labore, a distribuição de lucros não é uma obrigação mensal. Ela depende do desempenho financeiro da empresa e só é realizada se houver lucro disponível para distribuição.
Preciso de uma segunda via do meu Imposto
Para solicitar uma segunda via do imposto do mês desejado, acesse a aba ‘Impostos’ em nossa plataforma e selecione a opção ‘Solicitar Segunda Via’. Nosso sistema vai gerar pra você automaticamente .
Estou com impostos em atraso, como regularizar?
Para garantir que todos os débitos pendentes sejam verificados e para explorar as opções de pagamento e parcelamento disponíveis, por favor, envie um e-mail para suporte@senhorcontabil.com.br. Nossa equipe estará à disposição para auxiliá-lo nesse processo e oferecer orientações sobre as melhores soluções para a sua situação financeira.

Ainda tem alguma dúvida?

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: