fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineDepartamento PessoalA importância da Gestão de Pessoas nas Empresas

A importância da Gestão de Pessoas nas Empresas

Postagens recentes

Você já deve ter ouvido falar da importância da gestão de pessoas nas empresas, mas sabe o que exatamente isso significa?

Gestão de pessoas é um conceito voltado à administração do capital humano de uma empresa. Para isso, são aplicados métodos que  agem no envolvimento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores em suas funções.

Na teoria, parece muito fácil implantar um departamento de gestão de pessoas em qualquer segmento empresarial.

Todavia, na prática, não é tão simples gerenciar pessoas, se trata de uma área que demanda grandes desafios.

Mas, onde está o segredo?

Em saber como desenvolver estratégias eficazes que garantem que o valioso capital humano da empresa se tornem mais engajados e comprometidos.

Quer entender melhor sobre esse tema? Continue a leitura!

Qual é a importância da gestão de pessoas dentro das empresas?

Não basta entender o conceito da gestão de pessoas, para obter resultados satisfatórios  é fundamental colocar as estratégias em prática.

A empresa que consegue manter os colaboradores comprometidos e envolvidos com suas atribuições certamente terá mais sucesso no bom atendimento, nas vendas e na disputa de mercado.

Na gestão de pessoas, a empresa se compromete em oferecer um ambiente agradável de trabalho. E com isso, traz muitos benefícios como:

  1. Retenção de talentos, os colaboradores se sentem felizes em ambientes onde são valorizados e tem chances de se desenvolver;
  2. Os colaboradores são capacitados de maneira efetiva dentro de suas funções;
  3. Empresa encontra um meio para direcionar seus esforços e atingir seus objetivos;
  4. Colaboradores têm melhores expectativas com relação a empresa;
  5. Aumento de produtividade e excelência nos processos de trabalho;
  6. Ambiente de trabalho muito saudável e colaborativo;

 

Levando em consideração que uma empresa é feita de pessoas, nada mais apropriado do que investir nos métodos para uma boa gestão desses recursos especiais. Dessa forma, a empresa não precisa se preocupar a todo momento com a excessiva rotatividade de profissionais e os impactos negativos que isso traz.

Quais os problemas que a alta rotatividade de pessoas traz para a empresa?

O assunto é tão sério que tem até um termo, a alta rotatividade de funcionários é chamada de ” turnover” e traz elevados custos para a empresa. Sem mencionar que a força de trabalho é reduzida, especialmente quando profissionais talentosos se afastam.

Geralmente, a razão do turnover é a falta de infraestrutura das empresas, salários abaixo da média, problemas nos processos administrativos e a má gestão de pessoas.

É preciso diferenciar a entrada e saída de funcionários do turnover. É inevitável que haja novas contratações e desligamentos de pessoas em qualquer empresa, entretanto, deve-se monitorar a quantidade dentro de um período de tempo para não fugir do controle.

Entre os maiores problemas da alta rotatividade estão:

  1. Aumento dos custos com novas contratações e treinamentos;
  2. Perda de vendas e demais resultados;
  3. Baixa na produtividade;
  4. Bagunça no setor até que o substituto consiga dar conta;
  5. Perda de talentos importantes para a empresa;
  6. A imagem da empresa fica negativa perante o mercado de trabalho;

 

De modo geral, os profissionais querem perceber que a empresa tem algo a mais para oferecer. Afinal de contas, a maioria busca por crescimento profissional, novos aprendizados e a possibilidade de um dia ser promovido.

Como fazer uma boa gestão de pessoas?

 

Muitas empresas já perceberam que a alta rotatividade pode trazer prejuízos para o negócio. Para evitar esse impacto financeiro é importante investir na gestão de pessoas.

Mas, por onde começar?

A maioria dos empresários ainda têm muitas dúvidas com relação ao setor que vai cuidar da gestão de pessoas.

No geral, a gestão de pessoas é uma prática exercida pelo RH ( Recursos Humanos). Dentro desse conceito, o objetivo é priorizar e reter talentos na empresa, maximizar o potencial dos colaboradores, investir na satisfação dos funcionários e focar no aumento da produtividade interna.

Como colocar as estratégias de gestão de pessoas em prática?

Confira algumas dicas!

Defina objetivos

O que sua empresa espera com a gestão de pessoas? Que o time consiga atingir resultados melhores? Ter mais foco no trabalho? Aumento de produtividade? Menos rotatividade de funcionários?

Obviamente que todos esses objetivos podem ser alcançados, entretanto, é importante ter uma visão clara entre o que é prioridade para que as estratégias certas sejam implementadas no momento ideal.

Afinal de contas, é a empresa que precisa oferecer meios sólidos para que esses objetivos sejam alcançados.

Mapeie o recursos e competências necessárias para atingir os objetivos

Para grandes conquistas é preciso ter ferramentas, equipamentos e equipe capacitada.

Após entender a importância da gestão de pessoas nas empresas e buscar sua implementação, é fundamental avaliar o capital intelectual atual da organização.

Dessa forma, vai ser possível estabelecer o que precisa ser mudado para atingir os resultados esperados.

Isso significa que deve ser analisado todos os detalhes, inclusive, a quantia de dinheiro necessária para essa empreitada.

Estabelecer o tempo para fazer as mudanças

Não é tão rápido e fácil fazer essas implementações, portanto, não adianta estabelecer um curto espaço de tempo.

Desenvolver habilidades, competências e a capacitação do time é um processo que demanda muito trabalho e paciência. Por isso, é fundamental ter em mente que o ” tempo” deve ser o suficiente e não escasso.

Além disso,  ferramentas como softwares de gestão de pessoas podem ser grandes aliados para organizar as ações, rotinas mecânicas e procedimentos.

A tecnologia vai acelerar as estratégias de crescimento.

Melhorar o clima organizacional

Tirar o foco do individualismo e incentivar o espírito de colaboração entre os colaboradores vai trazer melhores resultados para o negócio.

Nesse caso, a importância da gestão de pessoas nas empresas é direcionada especialmente aos profissionais com cargos de liderança e supervisão, uma vez que  eles são responsáveis pela sinergia da equipe.

Todos os líderes devem ter uma participação ativa nos projetos, é importante que os colaboradores percebam a iniciativa do responsável pela equipe, dessa forma, podem seguir o exemplo.

Avaliar o desempenho dos colaboradores

Uma das ferramentas importantes na gestão de pessoas é a avaliação do desempenho dos colaboradores, isso pode ser feito dentro de um determinado período.

Algumas empresas preferem fazer essa análise a cada mês, outras, a cada trimestre ou semestre.

São utilizados indicadores para avaliar o trabalho realizado por cada funcionário.

Através desses resultados, os gestores podem tomar decisões importantes sobre a performance do colaborador e do time. Ademais, podem ser observados necessidades de fazer novos treinamentos ou estabelecer mudanças de comportamento.

Incentivar o feedback constante 

Colocando a gestão de pessoas em prática, a empresa precisa ter interesse pelo progresso dos seus funcionários, por isso, ouvir o que eles têm a dizer é bastante útil para saber se o caminho percorrido até o momento está dando resultados.

O ideal é criar um histórico com o feedback de cada funcionário de tempos em tempos. Através desses relatos, será possível acompanhar de perto o progresso de cada um

Caberá aos gestores fazer a análise se as estratégias aplicadas até o momento estão funcionando perfeitamente ou precisam de adaptações.

Criar planos de cargos e salários

As empresas que sabem da importância de gestão de pessoas para o alcance dos resultados entendem que os colaboradores têm expectativas com relação a empresa.

Ao ver que existe a possibilidade de crescimento na carreira as chances do colaborador permanecer na empresa são maiores.

Diante disso, a empresa deve ter um plano de cargos e salários para mostrar ao time que aqueles que se desenvolverem conforme expectativas da organização, tem a possibilidade de crescimento.

Ademais, essa estratégia é excelente para atrair talentos externos e tornar a empresa muito disputada no mercado de trabalho.

E você? O que achou da importância da gestão de pessoas nas empresas?

Já implementou ou pretende adotar essa estratégia para o seu negócio?

Enquanto você se dedica à gestão de pessoas da sua empresa, nós do Senhor Contábil cuidamos da burocracia para você!

Viu como é importante ter um grande aliado ao seu lado.

Deixe todas as questões contábeis, tributárias e trabalhistas conosco. Se concentre no seu negócio!

O Senhor Contábil tem uma plataforma online que facilita para o gestor acompanhar com poucos cliques toda a contabilidade do negócio. Isso pode ser feito de qualquer lugar a qualquer hora!

Clique aqui para saber mais!

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: