fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineVida de empreendedorContabilidade para Advogados: Saiba por que você precisa!

Contabilidade para Advogados: Saiba por que você precisa!

Postagens recentes

Se você está abrindo um escritório de advocacia, é importante entender a importância da contabilidade para advogados.

Afinal, 50% das empresas fecham as portas antes de completarem cinco anos. Segundo o portal Direito e Negócios, isso acontece em todos os segmentos, mas na área do Direito isso acaba sendo ainda mais enfático. 

A contabilidade para advogados é essencial para o sucesso do negócio, pois oferece uma série de benefícios para seu trabalho como redução de custos para seu escritório, além de evitar multas.

Portanto, se você é advogado e quer garantir que sua empresa tenha sucesso, não deixe de ler o conteúdo de hoje. Boa leitura!

Contabilidade para advogados: o que é e para que serve?

A contabilidade para advogados é uma área especializada que se dedica ao registro, controle e análise das movimentações financeiras de um escritório de advocacia. De modo geral, ela contribui com:

  • o auxílio no planejamento tributário;
  • o acompanhamento do desempenho financeiro;
  • a condução do cumprimento de todas as obrigações legais;
  • e permite uma visão detalhada sobre o seu negócio.

Esse serviço permite que os advogados se concentrem no seu trabalho, deixando a parte burocrática e financeira nas mãos de profissionais especializados.

Como funciona a contabilidade para advogados na prática?

Na prática, a contabilidade garante que o escritório esteja em dia com todas as obrigações legais, como o pagamento de impostos, o recolhimento de contribuições e a emissão de notas fiscais.

Além disso, esse tipo de serviço pode orientar os advogados em relação ao regime tributário, bem como sobre as estratégias para reduzir a carga tributária.

A contabilidade para advogados também é responsável por fornecer informações precisas sobre a situação financeira do escritório, o que permite aos advogados tomar decisões mais acertadas sobre o futuro do negócio.

Quais são as vantagens de contratar uma contabilidade para advogados?

Além das atividades listadas anteriormente, contar com o serviço de contabilidade para advogados, pode ajudar seu escritório a:

  • identificar oportunidades de redução de custos, por exemplo, brechas de renegociação de contratos com fornecedores ou a otimização do uso de recursos;
  • melhorar a eficiência dos processos, o que pode gerar economia de tempo e dinheiro;
  • garantir a segurança das informações, sendo esse um fator essencial para sua segurança e de sua empresa.

Em suma, a contratação de uma contabilidade para advogados é uma decisão inteligente e que pode contribuir para o sucesso do negócio.

Dúvidas importantes acerca da contabilidade para advogados

Agora que você já sabe como funciona a contabilidade para advogados e conhece suas principais vantagens, é hora de respondermos às perguntas mais frequentes sobre o tema, acompanhe a seguir.

Os advogados são obrigados a abrir uma empresa?

Contabilidade para advogados online

A resposta mais direta para essa pergunta é: não. Não é obrigatório abrir uma empresa para um advogado autônomo. 

No entanto, não é a alternativa mais recomendada. Afinal, enquanto for um profissional liberal, os advogados podem exercer a profissão como autônomos, sem precisar necessariamente abrir uma empresa.

Portanto, é válido ressaltar que não é muito favorável para o profissional seguir dessa forma, pois ele não poderá emitir notas fiscais. O que limita o atendimento, afinal, o advogado só poderá atender pessoas físicas e não empresas.

Outro fator que pode não favorecer muito um advogado que não é PJ, é que as alíquotas recaem aos autônomos, podem ser bem mais altas.

Simples Nacional e quais são as vantagens e desvantagens?

Para essa resposta, nada melhor do que a opinião de alguém que atua nessa área. Conforme a declaração feita para a OAB do Rio Grande do Sul, a advogada Elena Beatriz Kautzmann, afirma que, em seu caso, aderir ao Simples Nacional foi uma opção vantajosa, pois reduziu a sua carga tributária de 27,5% para 4,5%. 

Além disso, ela também teve benefícios como descontos na compra de um carro e no relacionamento com clientes.

A profissional também ressaltou que a resposta não é única e objetiva, pois depende de cada caso. Ou seja, o advogado terá que analisar e fazer uma simulação para saber se o seu escritório terá vantagens ou desvantagens em trocar para o Simples Nacional.

Quais são os livros e documentos contábeis obrigatórios para os advogados?

Os escritórios de advocacia que optam pelo Simples Nacional precisam manter os registros e controles descritos abaixo.

  • Livro Caixa: registra toda a movimentação financeira e bancária do escritório;
  • Livro Registro de Inventário: registra os estoques existentes no término de cada ano-calendário;
  • Livro Registro de Entradas: registra as entradas de mercadorias ou bens e as aquisições de serviços de transporte e de comunicação;
  • Livro Registro dos Serviços Prestados: registra os serviços prestados sujeitos ao ISS;
  • Livro Registro de Serviços Tomados: registra os serviços tomados sujeitos ao ISS;
  • Livro de Registro de Entrada e Saída de Selo de Controle: caso seja exigível pela legislação do IPI.

Lembrando que o Livro Caixa pode ser dispensado caso o escritório apresente a escrituração contábil, em especial o Livro Diário e o Livro Razão.

O que é a Sociedade Simples e a Sociedade Unipessoal de Advocacia?

Entenda abaixo quais são as diferenças entre a Sociedade Simples e a Sociedade Unipessoal de Advocacia.

Sociedade Simples

Esse tipo de sociedade empresarial é formada por dois ou mais sócios e eles são responsáveis ilimitadamente pelas dívidas da sociedade. Além disso, também é possível optar pelo Simples Nacional.

Sociedade Unipessoal de Advocacia

Resumidamente, essa sociedade é composta por apenas um sócio que atua como advogado. Ao aderir a esse modelo, o advogado também pode optar pelo Simples Nacional.

Consigo reduzir a carga tributária legalmente?

Sim, é possível reduzir a carga tributária legalmente. Existem diversas estratégias que podem ser adotadas para isso, descubra abaixo.

Contabilidade para advogados tributaristas

Regime tributário mais adequado

Existem diferentes regimes tributários disponíveis no Brasil, cada um com suas próprias características e vantagens. É importante escolher o regime que melhor se adequa às atividades e ao faturamento da empresa.

Escolher o Simples Nacional

O Simples Nacional é um regime tributário simplificado que oferece uma série de benefícios, como alíquotas menores e redução de obrigações acessórias. No entanto, é importante verificar se a empresa atende aos requisitos para optar pelo Simples Nacional.

Efetuar a correta apuração dos tributos

É importante garantir que os tributos sejam calculados corretamente, evitando o pagamento de valores indevidos. Isso pode ser feito por meio de um bom planejamento tributário e da contratação de um contador especializado.

Aproveitar os benefícios fiscais

Há diversos benefícios fiscais disponíveis no Brasil, como incentivos fiscais, isenções e deduções. É importante pesquisar quais deles estão disponíveis para a sua empresa para que você possa desfrutá-los.

É muito importante contratar um profissional qualificado que possa garantir que as estratégias adotadas sejam legais. Portanto, não deixe de procurar uma contabilidade online

Conheça a Senhor Contábil!

Nosso serviço de contabilidade online é a solução ideal para você que deseja descomplicar a gestão financeira de um negócio. Afinal, você terá acesso a todas as informações da empresa a qualquer hora e de qualquer lugar, com segurança e suporte humanizado.

Confira abaixo as principais vantagens e os diferenciais do nosso trabalho.

Sistema parceiro que não te deixa na mão

Com a Senhor Contábil, você tem acesso a todas as informações da sua empresa em tempo real, incluindo relatórios, guias para pagamento, controle das contas, orientação na emissão de notas fiscais e muito mais. Isso permite que você tome decisões mais acertadas para o seu negócio.

Seus documentos e informações sempre seguros

Todos os documentos e histórico do cliente ficam bem armazenados na nuvem, com segurança e sigilo. Isso evita que você perca informações importantes ou que seus dados sejam comprometidos.

Suporte online sempre que precisar

Você pode entrar em contato conosco por e-mail, chat online ou WhatsApp. O atendimento é humanizado e personalizado, para que você possa tirar todas as suas dúvidas e receber o suporte necessário.

Quanto custa um contador para advogado?

Além de tudo isso, a Senhor Contábil tem mensalidades mais econômicas do que a contabilidade tradicional. Isso significa que você pode contar com um serviço de qualidade sem pesar no seu bolso. Conheça nossos planos!

Planos Senhor Contábil

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por:

Obrigado por nos contatar!

Entraremos em contato em breve.