fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaVantagens da Sociedade Unipessoal de Advocacia

Vantagens da Sociedade Unipessoal de Advocacia

Postagens recentes

Antes de mais nada, é preciso dizer que profissionais liberais podem prestar seus serviços tanto através de seu CPF quanto por meio de um CNPJ.

No segundo caso, existem diversas características dessa modalidade que a tornam mais vantajosa – especialmente no que diz respeito à tributação. Advogados são profissionais liberais, portanto podem optar, assim como diversos tipos de profissionais, por utilizar um CNPJ para prestação de seus serviços.

Caso o façam, a Sociedade Unipessoal de Advocacia surge como uma opção, possuindo uma série de vantagens que a tornam mais interessante para advogados.

Neste artigo vamos abordar a Sociedade Unipessoal de Advocacia, mostrando passo a passo tanto como é o procedimento para sua abertura quanto quais são as suas principais vantagens.

Boa leitura!

Como Abrir Empresa grátis

O que é e quanto custa abrir uma Sociedade Unipessoal de Advocacia?

A Sociedade Unipessoal de Advocacia é uma modalidade de CNPJ que se destina exclusivamente para advogados e trata-se de uma empresa individual composta por um único sócio advogado.

Por meio dela, advogados podem prestar seus serviços através de uma Pessoa Jurídica, deixando de ter a tributação vinculada ao seu CPF.

Outro aspecto interessante é que os advogados podem registrar a Sociedade Unipessoal de Advocacia junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tornando seu negócio ainda mais profissional.

O custo para a abertura de um CNPJ nessa modalidade é considerado relativamente baixo, mas depende de cada seccional da OAB e das diferentes etapas do processo de abertura e vinculação em cada estado.

Em São Paulo, por exemplo, a inscrição na OAB tem o valor de R$ 300,00, existindo ainda os custos da abertura do CNPJ, algo em torno de R$ 1.100,00 para a abertura de uma Sociedade de Advocacia.

Este é um investimento considerado baixo em comparação com outras formas de abertura de CNPJ e traz um retorno profissional significativo para os advogados que optam por utilizar uma Sociedade Unipessoal de Advocacia: proporciona uma imagem mais profissionalizada de seu trabalho.

Principais Vantagens da Sociedade Unipessoal de Advocacia

Simplificação da Burocracia

Certamente um dos aspectos mais observados por quem presta serviço é a burocracia na hora da tributação, que costuma ser complicada. No caso da Sociedade de Advocacia, entretanto, você pode incluí-la no Simples Nacional: um sistema de tributação simplificado, mais rápido e com pagamento em guia única dos devidos impostos.

Isso proporciona mais facilidade para você e sua empresa.

Tributação Diferenciada

Os advogados que optam pela modalidade tributam parte de seus rendimentos como pró-labore e parte como divisão de lucros da empresa. Essa forma de tributação reduz o valor dos impostos devidos sobre os recebimentos, tornando a atuação profissional mais lucrativa e menos onerosa.

Quando você escolhe uma Sociedade Unipessoal, a economia nos tributos é perceptível, pois a alíquota começa em 4,5% e vai até 16,85%, enquanto a de pessoa física pode chegar até 27,5%.

Acesso a Crédito para Empresas

Tão importante como a capacitação e a qualidade profissional é o acesso a linhas de crédito que possam alavancar seu negócio.

Explicamos: é normal que durante o período inicial da empresa exista uma certa dificuldade em conquistar os primeiros clientes.

É justamente nesse momento que se torna interessante possuir acesso a linhas de crédito para empresas, pois elas oferecem condições para que a empresa tenha um suporte financeiro suficiente até que ela tenha um maior fluxo de caixa.

As linhas de crédito para empresas também podem oferecer condições para que negócios mais complexos ocorram, dando o apoio necessário por períodos maiores de tempo até que haja a entrada de remunerações pelos serviços prestados.

Separação de Bens Pessoais dos Empresarias

Uma das principais vantagens que advêm do uso da Sociedade Unipessoal de Advocacia é a separação dos bens particulares dos bens atrelados à empresa.

Tal divisão é recomendada, pois proporciona maior proteção às famílias em caso de dívidas, conferindo maior tranquilidade para que os profissionais possam atuar, sabendo que sua atividade está separada do seu patrimônio familiar.

Abertura de uma Sociedade Unipessoal de Advocacia

Com o Senhor Contábil você abre a sua empresa com especialistas, não pagam honorários pela abertura, apenas as taxa obrigatórias.
Além disso, você tem atendimento 7 dias da semana, conta PJ grátis e relatórios contábeis.

Tudo para facilitar o seu dia a dia e deixa o seu foco nos seus processos. Clique aqui e cadastre-se!

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por:

Obrigado por nos contatar!

Entraremos em contato em breve.