Conteúdo
Muitos empreendedores têm dúvidas quando começam a preencher os formulários para abertura de uma empresa, uma delas, é sobre o endereço fiscal e comercial.
É importante salientar que existem diferenças entre eles. Confira abaixo quais são elas e porque ambos são importantes:
O que é endereço fiscal?
O fato é que ter um endereço fiscal é obrigatório para atender as exigências documentais. É esse endereço que vai constar no contrato social e CNPJ, entretanto, ele não precisa configurar nos cartões de visita, site e redes sociais.
Por conta disso, o endereço fiscal da sua empresa pode ser o endereço residencial, pois o objetivo dessa exigência é ter um local para envio de correspondências e que o fisco possa te encontrar, caso haja necessidade.
Agora, se você mora de aluguel, não será possível colocar o seu endereço residencial como endereço fiscal. Nesse caso, solicite orientação de uma assessoria contábil para encontrar uma solução mais plausível.
Hoje em dia, muitas pessoas estão optando pelo Co-Working, que pode ser uma boa alternativa.
Ter um endereço fiscal não é opcional, mas sim obrigatório para atender as exigências tributárias e de registro.
O que é endereço comercial?
Este se refere ao endereço em que o empreendedor vai apontar como o lugar onde vai desenvolver a sua atividade.
Ele serve para passar uma certa credibilidade aos clientes, além disso, é onde será todo o funcionamento do seu negócio, desde a parte comercial como administrativa.
O endereço comercial é divulgado ao seu cliente, nesse caso, ele não precisa constar no registro da empresa, pois é onde o negócio realmente funciona.
No entanto, aqueles empreendedores que não possuem local fixo para trabalhar ficam na dúvida de qual endereço informarão ao órgãos competentes. É aí que entra o endereço fiscal.
O endereço comercial é indicado para empresas que já possuem registro e que querem conquistar a expansão dos seus negócios.
Endereço fiscal e comercial – Qual é o mais importante?
Muitas empresas já constituídas e fortalecidas no mercado usam o endereço comercial, ou então, possuem um escritório onde centralizam toda a parte burocrática, destinando um endereço fiscal para ele, pois é onde recebem toda a correspondência e tratam de assuntos legais.
No entanto, aqueles empreendedores que estão começando agora e ainda não possuem um lugar físico para desempenhar as atividades, devem registrar a empresa em um endereço fiscal.
Dessa forma, o empreendedor tem mais liberdade para trabalhar à partir de casa ou até mesmo em um escritório de co-working. O endereço fiscal assegura a regularização do negócio, desde então, é possível garantir que a empresa tenha o cadastro na junta comercial, CNPJ e outras documentações para desempenhar suas atividades.
A principal vantagem é a redução de gastos para abertura da empresa, uma vez que o empreendedor não precisa se preocupar em alugar um imóvel e ter altos custos mensais para conseguir atender a legislação.
Portanto, aqueles que desejam abrir o próprio negócio de prestação de serviços com baixo investimento, tem essa oportunidade de trabalhar sem infringir nenhuma lei.
Em suma, o endereço fiscal é ideal para:
- Empreendedores iniciantes, que querem sair da informalidade e ainda não possuem condições de abrir um endereço comercial;
- Empreendedores em crescimento – Já passou da fase inicial, mas está querendo aumentar o faturamento e ainda está buscando maneiras para isso;
O endereço fiscal e comercial são situações distintas, porém, ambas com sua importância.
Para entender melhor o seu funcionamento, consulte uma assessoria contábil, os profissionais saberão orientar a melhor conduta para abertura do seu negócio!
Gostou do nosso conteúdo? Confira também: O que é inscrição municipal e estadual? Para que servem?
Postagens recentes
Tags
- balanço patrimonial
- darf
- guias de impostos
- lucro presumido
- infoproduto
- omisso de dirpf
- advogados
- Fator R
- Corretores de Imóveis
- comércio
- dentista
- prestador de serviços
- cnpj inapto
- contabilidade para profissionais liberais
- Contrato de prestação de serviços
- Como elaborar contratos
- Prestação de contrato
- documentos comprobatórios
- IMPRESSÃO DE CNPJ
- endereço fiscal
- inscrição municipal
- auditoria contábil
- consultoria contábil
- contrato social da empresa
- imposto PJ
- Senhor Contábil
- Receita Federal
- dicas contábil
- abertura de empresa
- Fiscal
- CNPJ
- escritório de contabilidade online
- inss
- cartão cnpj
- rotina contábil
- Simples Nacional
- empreendedor
- MEI
- empreendedorismo
- Regime Tributário
- abrir empresa
- CNAE
- abrir cnpj
- Contabilidade
- contabilidade online