fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaContabilidade OnlineExiste diferença entre endereço fiscal e comercial? Entenda qual a importância de cada um

Existe diferença entre endereço fiscal e comercial? Entenda qual a importância de cada um

Postagens recentes

Muitos empreendedores têm dúvidas quando começam a preencher os formulários para abertura de uma empresa, uma delas, é sobre o endereço fiscal e comercial.

É importante salientar que existem diferenças entre eles. Confira abaixo quais são elas e porque ambos são importantes:

O que é endereço fiscal?

O fato é que ter um endereço fiscal é obrigatório para atender as exigências documentais. É esse endereço que vai constar no contrato social e CNPJ, entretanto, ele não precisa configurar nos cartões de visita, site e redes sociais.

Por conta disso, o endereço fiscal da sua empresa pode ser o endereço residencial, pois o objetivo dessa exigência é ter um local para envio de correspondências e que o fisco possa te encontrar, caso haja necessidade.

Agora, se você mora de aluguel, não será possível colocar o seu endereço residencial como endereço fiscal. Nesse caso, solicite orientação de uma assessoria contábil para encontrar uma solução mais plausível.

Hoje em dia, muitas pessoas estão optando pelo Co-Working, que pode ser uma boa alternativa.

Ter um endereço fiscal não é opcional, mas sim obrigatório para atender as exigências tributárias e de registro.

O que é endereço comercial?

Este se refere ao endereço em que o empreendedor vai apontar como o lugar onde vai desenvolver a sua atividade.

Ele serve para passar uma certa credibilidade aos clientes, além disso, é onde será todo o funcionamento do seu negócio, desde a parte comercial como administrativa.

O endereço comercial é divulgado ao seu cliente, nesse caso, ele não precisa constar no registro da empresa, pois é onde o negócio realmente funciona.

No entanto, aqueles empreendedores que não possuem local fixo para trabalhar ficam na dúvida de qual endereço informarão ao órgãos competentes. É aí que entra o endereço fiscal.

O endereço comercial é indicado para empresas que já possuem registro e que querem conquistar a expansão dos seus negócios.

Endereço fiscal e comercial – Qual é o mais importante?

Muitas empresas já constituídas e fortalecidas no mercado usam o endereço comercial, ou então, possuem um escritório onde centralizam toda a parte burocrática, destinando um endereço fiscal para ele, pois é onde recebem toda a correspondência e tratam de assuntos legais.

No entanto, aqueles empreendedores que estão começando agora e ainda não possuem um lugar físico para desempenhar as atividades, devem registrar a empresa em um endereço fiscal.

 

Dessa forma, o empreendedor tem mais liberdade para trabalhar à partir de casa ou até mesmo em um escritório de co-working. O endereço fiscal assegura a regularização do negócio, desde então, é possível garantir que a empresa tenha o cadastro na junta comercial, CNPJ e outras documentações para desempenhar suas atividades.

A principal vantagem é a redução de gastos para abertura da empresa, uma vez que o empreendedor não precisa se preocupar em alugar um imóvel e ter altos custos mensais para conseguir atender a legislação.

Portanto, aqueles que desejam abrir o próprio negócio de prestação de serviços com baixo investimento, tem essa oportunidade de trabalhar sem infringir nenhuma lei.

Em suma, o endereço fiscal é ideal para:

  • Empreendedores iniciantes, que querem sair da informalidade e ainda não possuem condições de abrir um endereço comercial;
  • Empreendedores em crescimento – Já passou da fase inicial, mas está querendo aumentar o faturamento e ainda está buscando maneiras para isso;

O endereço fiscal e comercial são situações distintas, porém, ambas com sua importância.

Para entender melhor o seu funcionamento, consulte uma assessoria contábil, os profissionais saberão orientar a melhor conduta para abertura do seu negócio!

Gostou do nosso conteúdo? Confira também: O que é inscrição municipal e estadual? Para que servem?

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: