fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilFiscalRotinas contábeisQuais são as principais obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?

Quais são as principais obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?

Qual é a importância da gestão contábil e quais são as principais obrigações fiscais e contábeis de uma empresa?

Os empresários brasileiros precisam ter a ciência das principais obrigações fiscais e contábeis que envolvem um negócio, pois ignorá-las é o caminho para ter muitos problemas com o fisco.

A regularização de um negócio acontece quando não existem pontas soltas, é preciso compreender que para cada tipo negócio existem regras específicas que precisam ser seguidas.

É o que nós vamos conferir à seguir. Acompanhe!

O que são obrigações fiscais?

Como o próprio nome já diz, as obrigações fiscais se referem ao pagamento de impostos. É uma ação extremamente necessária para que a empresa fique em conformidades com o fisco.

Portanto, fazem parte dessas obrigações as seguintes ações:

1- Emissão de notas fiscais

Empresas de todos os segmentos e portes devem emitir nota fiscal de venda ou prestação de serviços, a única exceção é para o MEI – Microempreendedor Individual, pois eles são desobrigados dessa ação.

2- Pagamento de tributos

A apuração dos impostos municipais, estaduais e federais devem ser feitas pelo contador, posteriormente, o empresário deve efetuar o pagamento. Entram na lista das principais obrigações fiscais e contábeis os seguintes impostos:

COFINS (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) 

O COFINS é uma das obrigações fiscais, sendo um tributo federal que incide sobre o faturamento das empresas, cujo objetivo é financiar a seguridade social, que inclui a previdência, a saúde e a assistência social.

CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) 

Contribuição federal que é calculada com base no lucro líquido da empresa. Seu objetivo é contribuir para o financiamento da seguridade social, assim como a COFINS.

ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)

Imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias, serviços de transporte interestadual e intermunicipal, e comunicação. Cada estado tem autonomia para definir suas alíquotas.

IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica)

Tributo federal que incide sobre o lucro das empresas, sejam elas optantes pelo Lucro Real, Presumido ou Arbitrado. O IRPJ é uma das principais fontes de arrecadação da União.

Outras obrigações fiscais

Além dos tributos mencionados, as empresas também podem estar sujeitas a outros impostos, como o ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza), de competência municipal, que incide sobre a prestação de serviços e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que é federal e incide sobre a produção e comercialização de produtos industrializados. 

Entre as obrigações fiscais também há mais um tributo relevante que é o PIS (Programa de Integração Social), uma contribuição federal que incide sobre o faturamento das empresas e tem como objetivo financiar o seguro-desemprego e o abono salarial para trabalhadores de baixa renda. 
Além desses, temos as contribuições previdenciárias sobre a folha de pagamento, destinadas ao financiamento da previdência social como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que corresponde às contribuições previdenciárias obrigatórias recolhidas sobre a folha de pagamento, visando financiar a aposentadoria e outros benefícios dos trabalhadores.

O que são obrigações contábeis?

No geral, as obrigações contábeis tem relação com as fiscais, pois o objetivo dessa área é analisar as notas fiscais para apuração dos impostos e elaborar relatórios importantes da empresa, são eles:

  • Elaboração do Balanço Patrimonial Mostra a evolução da empresa dentro de um certo período (faturamento, propriedades e dívidas);
  • Demonstrativo de resultados do exercício (DRE) –  Analisa se houve lucro ou prejuízo através de análise das atividades financeiras da empresa;
  • Questões sobre a formalização da empresa Abertura, CNPJ, alvará de funcionamento, elaboração do contrato social, definição do regime tributário, registro da junta comercial, inscrição estadual, licenças e outros;

Além disso, a contabilidade deve fazer toda a parte das obrigações acessórias da empresa, como por exemplo: Declarar o recolhimento de impostos através da DEFIS, DASN SIMEI, DIRF, DCTF e a Escrituração Fiscal Digital – EFD por meio do SPED.

Por que as principais obrigações fiscais e contábeis devem ser seguidas à risca?

Antes de mais nada, é preciso salientar que além das principais obrigações fiscais e contábeis, as empresas ainda precisam cuidar de todas as questões previdenciárias e trabalhistas. Caso isso não for feito, o estabelecimento pode correr sérios riscos frente a uma fiscalização.

Portanto, é fundamental que as empresas se organizem e tenham uma boa assessoria contábil para auxiliar no cumprimento das obrigações contábeis, incluindo o armazenamento de documentos e o cumprimento de prazos.

Uma boa solução é adquirir um sistema de gestão financeira, nele, todas as rotinas de contas a pagar e receber, bem como as questões contábeis são registradas.

Nos tempos de hoje, a contabilidade online é um grande aliado no cumprimento das obrigações, os recursos oferecidos por esse serviço permitem a otimização do tempo, organização documental e sobretudo, a consulta dos registros quando necessário.

Com essa tecnologia, o departamento não perde o envio dos documentos, isso porque o próprio sistema emite avisos de que já está na hora de organizar as principais obrigações fiscais e contábeis dentro do período.

A organização da parte documental de uma empresa é de suma importância para que o negócio flua sem problemas que podem tirar o sono do administrador.

A boa notícia é que um escritório de contabilidade especializado pode ser o braço direito do gestor nos trâmites documentais, permitindo que o mesmo dedique seus esforços em outros setores da empresa.

Inove a forma de trabalhar, com a contabilidade online as principais obrigações fiscais e contábeis não representam mais nenhum problema.

Acesse e conheça os nossos planos de contabilidade online

Logo Senhor Contábil
Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.
Conheça nossos serviços: Abra sua empresa, Trocar de contador ou Migrar de MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por:

Obrigado por nos contatar!

Entraremos em contato em breve.