CNPJ é o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, possui a mesma importância do CPF para a pessoa física, uma vez que é uma forma de identificação no mundo empresarial.
Empresas que não são formalizadas, não possuem o CNPJ, ou seja, elas simplesmente não existem para os órgãos públicos. Isso pode acarretar a perda da confiança por parte dos clientes e também a limitação de exercer a atividade, uma vez que empresas informais não conseguem crédito no banco e melhores preços dos fornecedores.
Não importa o segmento, toda a empresa legalizada tem um CNPJ emitido pela Receita Federal que é responsável pela administração dos cadastros tanto de pessoa jurídica, como física.
No CNPJ, são informados todos os dados da empresa, como: Razão Social, nome fantasia, endereço, número, data de abertura, descrição das atividades, natureza jurídica e dados de contato da empresa.
O documento é tão importante que pode ser consultado gratuitamente através da internet por qualquer pessoa que tenha o número do CNPJ , desse modo, é possível verificar a situação cadastral da empresa.
Para que serve o CNPJ?
Conforme dito acima, sem o CNPJ sua empresa não existe diante do governo e de outras pessoas. Muitos consumidores não compram ou contratam serviços de empresas informais e que não possuem a documentação adequada.
Portanto, essas empresas já começam em desvantagem diante do mercado.
O número de CNPJ é uma espécie de comprovante que a empresa trabalha na legalidade diante do governo, clientes e fornecedores. Além disso, ele é requerido em qualquer transação comercial que a empresa vai fazer, por exemplo:
- Abrir conta em banco pessoa jurídica;
- Emitir notas fiscais dos produtos ou serviços oferecidos;
- Efetuar compras com melhores preços dos fornecedores ( alguns não vendem para quem não está formalizado);
- Solicitar crédito bancário;
- Pagar impostos;
- Atender contratos ou vender para grandes empresas;
- Registrar funcionários de acordo com a CLT;
As empresas que não possuem CNPJ correm riscos no desenvolvimento de suas atividades, pois não tem o aporte da lei.
Como abrir o CNPJ para sua empresa?
Se você já possui um projeto para ter o seu próprio negócio, então está na hora de estruturar bem a parte documental para não ter problemas futuros.
Começar uma empresa do zero e com tudo em ordem é a melhor alternativa para vislumbrar o sucesso do negócio.
Confira abaixo como conseguir o CNPJ para sua empresa de uma forma descomplicada.
1- Qual será o enquadramento da sua empresa?
Para quem é micro empreendedor pode optar pelo MEI ( Micro empreendedor individual), nesse caso, é possível requer o CNPJ pela internet, através do Portal do Empreendedor.
Depois de efetuar o cadastro, o CNPJ sai na hora.
Lembrando que o MEI é somente para empresas com faturamento limitado de R$ 81 mil anuais, os sócios não podem ter participação em outras empresas e é permitido ter apenas 1 funcionário.
Mas, se esse não for o seu caso, o procedimento é outro. Confira abaixo:
2- Prepare os documentos
Os sócios devem separar todos os documentos pessoais ( CPF, RG, comprovante de residência, titulo de eleitor, certificado de reservista – homens), declaração de imposto de renda.
Sua empresa pode se enquadrar em Ltda., EPP ou outra natureza jurídica. Nesse caso, é necessário elaborar um contrato social. Os sócios precisam apresentar todos os documentos pessoais para uma assessoria de contabilidade, somente esses profissionais podem orientar o procedimento correto para evitar quaisquer erros.
Depois disso, procurar a Junta Comercial para registrar a sua empresa na cidade onde vai atuar.
O próximo passo é a solicitação da Inscrição estadual, à partir daqui, a sua empresa ficará habilitada para emitir nota fiscal.
Por fim, é essencial fazer o registro nas agências reguladoras da sua atividade ( corpo de bombeiros, alvará de funcionamento, ANVISA, etc.).
Você pode realizar todas as etapas sozinho, indo primeiramente na Receita Federal, cartórios para registrar o contrato social, junta comercial, secretaria da fazenda e nas agências regulamentadoras. No entanto, vai exigir muito tempo para correr atrás de todos os detalhes, além disso, corre o risco de erros devido a falta de experiência.
Como são muitas as etapas para abrir um CNPJ para sua empresa, é fundamental contratar uma assessoria que fará tudo por você.
O Senhor Contábil possui profissionais especializados em abertura de empresa e podem agilizar todo o processo de forma online, ou seja, você nem precisa sair de casa. Entre em contato agora mesmo!
Confira também: Migrar de MEI para ME
Postagens recentes
Tags
- balanço patrimonial
- darf
- guias de impostos
- lucro presumido
- infoproduto
- omisso de dirpf
- advogados
- Fator R
- Corretores de Imóveis
- comércio
- dentista
- prestador de serviços
- cnpj inapto
- contabilidade para profissionais liberais
- Contrato de prestação de serviços
- Como elaborar contratos
- Prestação de contrato
- documentos comprobatórios
- IMPRESSÃO DE CNPJ
- endereço fiscal
- inscrição municipal
- auditoria contábil
- consultoria contábil
- contrato social da empresa
- imposto PJ
- Senhor Contábil
- Receita Federal
- dicas contábil
- abertura de empresa
- Fiscal
- CNPJ
- escritório de contabilidade online
- inss
- cartão cnpj
- rotina contábil
- Simples Nacional
- empreendedor
- MEI
- empreendedorismo
- Regime Tributário
- abrir empresa
- CNAE
- abrir cnpj
- Contabilidade
- contabilidade online