fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaContabilidade OnlineVida de empreendedorCorretor de Seguros pode ser MEI?

Corretor de Seguros pode ser MEI?

Muitos profissionais que estão finalizando os estudos e se encaminhando para as provas da SUSEP querem saber se corretor de seguros pode ser MEI.

A verdade é que NÃO. A profissão de corretor de seguros não está enquadrada no MEI ( Microempreendedor Individual), pois ela não aparece na lista de atividades liberadas pelo Governo.

Como ser um corretor de seguros regularizado?

Para os profissionais que desejam abrir uma empresa nessa área o mais interessante é formar um ME ( Microempresa).  Com isso, ele pode ser o único dono ou então, ter mais um sócio.

A tributação é dada por meio do Simples Nacional, um regime que unifica o recolhimento dos impostos em uma única guia e oferece uma série de benefícios ao contribuinte.

Nesse caso, é importante procurar um escritório de contabilidade para ter toda a assessoria necessária no processo de abertura.

Uma boa saída é a contabilidade online, onde é possível ter ajuda dos contadores sem a necessidade de pagar nada pela abertura, somente as taxas do Governo.

Qual é a vantagem de abrir uma empresa de corretagem de seguros?

Mesmo que o corretor de seguros não pode ser MEI, ele tem muitos benefícios em atuar como PJ ( Pessoa Jurídica).

Abrir uma empresa não é mais custoso como a alguns anos atrás, a internet nos possibilitou o avanço e com isso, todo o processo para conseguir as licenças pode sair mais barato.

Corretores de seguro Pessoa Jurídica pagam menos impostos, essa é uma das principais razões do porquê é fundamental trabalhar com o CNPJ.

Para efeitos de comparação, confira o que uma corretor de seguros PJ e PF pagam de impostos:

PJ ( Pessoa Jurídica)

  • 6% sobre a comissão para ganhos até 15 mil reais. Caso o rendimento for maior, então, é necessário seguir a tabela vigente;
  • 0 a 2% de ISS ( conforme norma de cada município);
  • 11% de INSS;

PF ( Pessoa Física)

  • 27,5% de imposto de renda ( ganhos acima de 4664,68);
  • 2 a 5% de ISS ( taxa varia conforme o município);
  • 11% de INSS;
  • Taxas sindicais;

Observando os números, é nítido a grande diferença, afinal, o corretor de seguros que trabalha de forma autônoma terá uma carga de impostos maior. Isso acontece com todos os profissionais liberais no Brasil.

Ademais, é preciso salientar que as Seguradoras costumam pagar uma comissão maior para corretores de seguros PJ.

A credibilidade de apresentar um CNPJ no momento da venda também pesa bastante para o fechamento de bons negócios. Portanto, a atuação do corretor de seguros fica mais resguardada diante da abertura da empresa.

Legalmente, a empresa de corretagem tem direito a uma série de benefícios da previdência, possibilidade de conseguir linhas de créditos no banco e ainda, se destacar nas Seguradoras.

Como trabalha um corretor de seguros autônomo?

Muitos profissionais acreditam que o processo de formalização de uma empresa de corretagem é demorada e custosa, por isso, preferem atuar como PF ( Pessoa Física).

Como profissional liberal, os impostos são mais caros,  além disso, os ganhos são menores, pois as Seguradoras costumam pagar melhor para empresas constituídas.

O caminho para se tornar um corretor de seguros autônomo é semelhante, o interessado precisa fazer os cursos e a prova da SUSEP. Depois disso, com os certificados em mãos, ele comparece junto a Prefeitura para se cadastrar e pode começar a trabalhar.

Contudo, se o objetivo é se profissionalizar para ter uma carreira promissora, a abertura de uma empresa pode fazer muita diferença a médio e longo prazo.

Embora o corretor de seguros não pode ser MEI, ele possui outras possibilidades interessantes e mais vantajosas.

A boa notícia é que existe a vantagem de abrir o próprio negócio somente pagando as taxas do Governo e posteriormente, mensalidades ao contador que cabem no bolso.

Saiba mais sobre isso com o Senhor Contábil,  Contabilidade Online simples, rápida e econômica. Atendimento é feito por contadores de verdade!

Logo Senhor Contábil
Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.
Conheça nossos serviços: Abra sua empresa, Trocar de contador ou Migrar de MEI para ME

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por:

Obrigado por nos contatar!

Entraremos em contato em breve.