fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilAbrir empresaCNAEVida de empreendedorComércios Presenciais: Dicas de contabilidade valiosas para empreendedores

Comércios Presenciais: Dicas de contabilidade valiosas para empreendedores

Postagens recentes

No Brasil, abrir comércios presenciais é um sonho compartilhado por muitos. Portanto, se você está trilhando o caminho para ter o seu próprio negócio nessa área, parabéns! Nesse artigo, vamos tratar de dicas valiosas para contabilidade para comércios presenciais e informações essenciais para você dar os primeiros passos no mundo do empreendedorismo.

Antes de abrir a sua empresa, é crucial compreender algumas questões. Por exemplo, o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) correto para registrar seu CNPJ é essencial para garantir que seu comércio esteja em total conformidade com a legislação vigente. Vamos entender um pouco mais ao longo da matéria.

Comércios e o CNAE: Empreendedores, entendam como funciona

O CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) é um sistema de classificação amplamente utilizado no Brasil para categorizar as atividades econômicas das empresas. Além disso, por meio de códigos alfanuméricos, ele identifica e organiza os diversos segmentos de negócios existentes.

Ao registrar um CNPJ, é obrigatório informar o CNAE principal, que representa a atividade principal da empresa, e também é possível acrescentar CNAEs secundários para atividades adicionais. Mas agora vem a pergunta: Qual é o código ideal para comércios presenciais? Descubra abaixo!

Contabilidade: Descubra a classificação correta para o seu comércio

Os CNAEs que abrangem as atividades relacionadas ao comércio são as categorias 47 e 46. Ademais, estas categorias se subdividem em varejo, que implica na venda direta de produtos ou serviços aos consumidores finais, e atacado, que envolve o comércio de produtos em grandes quantidades para empresas e revendedores.

Além disso, é importante destacar que estas classificações são cruciais para o entendimento e organização do setor comercial. Confira abaixo para obter mais informações.

CNAEs de Varejo

  • 47.11-3/02 – Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns
  • 47.12-1/00 – Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – supermercados
  • 47.21-1/02 – Comércio varejista de hortifrutigranjeiros
  • 47.23-8/00 – Comércio varejista de bebidas
  • 47.24-6/03 – Comércio varejista de doces, balas, bombons e semelhantes
  • 47.26-2/01 – Comércio varejista de artigos de papelaria
  • 47.29-9/01 – Comércio varejista de medicamentos e produtos farmacêuticos
  • 47.51-2/03 – Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática
  • 47.54-7/01 – Comércio varejista de móveis
  • 47.89-0/03 – Comércio varejista de plantas e flores naturais

CNAEs de Atacado

  • 46.11-9/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de matérias-primas agrícolas e animais vivos
  • 46.12-7/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de combustíveis, minerais, produtos siderúrgicos e químicos
  • 46.13-5/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de madeira, material de construção e ferragens
  • 46.14-3/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de máquinas, equipamentos, embarcações e aeronaves
  • 46.15-1/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de eletrodomésticos, móveis e artigos de uso doméstico
  • 46.16-0/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de têxteis, vestuário, calçados e artigos de viagem
  • 46.17-8/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de produtos alimentícios, bebidas e fumo
  • 46.18-6/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de medicamentos, cosméticos e produtos de perfumaria
  • 46.19-4/00 – Representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias em geral não especializado
  • 46.21-6/00 – Comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados
  • 46.22-4/00 – Comércio atacadista de fumo beneficiado
  • 46.23-2/00 – Comércio atacadista de café torrado, moído e solúvel
  • 46.24-1/00 – Comércio atacadista de açúcar
  • 46.25-9/00 – Comércio atacadista de álcool carburante, biodiesel, gasolina e demais derivados de petróleo, exceto lubrificantes
  • 46.26-7/00 – Comércio atacadista de combustíveis realizado por transportador retalhista (TRR)

Agora que você já conhece as classificações de comércio, é fundamental escolher o CNAE correto para registro da sua empresa. Mas afinal, por que esse passo é tão importante para a abertura do seu comércio?

A utilização adequada da Classificação Nacional de Atividades Econômicas é essencial. Dessa forma, você obterá o reconhecimento oficial. Além disso, facilita o estabelecimento de parcerias e assegura o cumprimento das obrigações tributárias, o que é crucial para garantir a conformidade legal de suas atividades. No entanto, é importante ressaltar que caso haja falhas nessa etapa, você pode estar sujeito a multas e, até mesmo, pagar impostos indevidos. Portanto, é fundamental estar atento a esse procedimento.

Como abrir meu CNPJ de forma simples e descomplicada.

Comércios: Como abrir seu CNPJ de forma simples e descomplicada

Com tantos detalhes a considerar, abrir um CNPJ para o seu comércio pode parecer uma tarefa burocrática e complexa (e realmente costuma ser, para quem decide seguir nessa jornada sozinho). No entanto, é importante destacar alguns riscos de abrir sua empresa sem uma contabilidade adequada:

  • Descumprimento das obrigações fiscais e tributárias.
  • Dificuldades na precificação dos seus produtos.
  • Ausência de planejamento financeiro e estratégico.
  • Risco de fiscalizações e processos judiciais.
  • O perigo de pagar mais impostos do que realmente deveria.

Contudo, a boa notícia é que você não precisa enfrentar essa jornada sozinho! Com o apoio de uma contabilidade eficiente, e especializada em comércios, você pode evitar burocracias e tornar o processo simples e prático, garantindo o sucesso do seu comércio. Conheça a Senhor Contábil clicando aqui.

Nossa equipe de especialistas está pronta para impulsionar comércios de todo o Brasil. Além disso, com mais de 6 anos de experiência no mercado, já auxiliamos mais de 2.000 micro e pequenos empresários a realizarem o sonho de empreender sem dores de cabeça com a contabilidade.

E temos mais uma vantagem! Além disso, se você é de Campinas SP, você pode aproveitar uma parceria exclusiva com a ACIC. Confira mais abaixo!”

Comerciante de Campinas: Parceria exclusiva da Senhor Contábil com a ACIC

A ACIC (Associação Comercial e Industrial de Campinas) é uma entidade que representa e promove os interesses dos setores comerciais, industriais e de serviços da cidade de Campinas, SP. Adicionalmente, seu objetivo é apoiar o desenvolvimento econômico e empresarial da região. Para tanto, oferece serviços e representatividade para os associados. Além disso, promove eventos e atividades que capacitem os empreendedores locais.

Ao fazer parte da ACIC, é crucial notar que a Senhor Contábil estabeleceu uma parceria exclusiva para os participantes. Essa colaboração proporciona uma contabilidade eficiente e especializada, especialmente adaptada às particularidades do comércio. Portanto, ao aproveitar essa oportunidade, você estará investindo em um suporte contábil altamente qualificado e direcionado para o seu setor.

Confira 3 benefícios:

  • 1- Descontos nas mensalidades: Ganhe descontos exclusivos nos planos oferecidos pela Senhor Contábil, contribuindo para uma gestão financeira eficiente e econômica para o seu negócio.
  • 2- Expertise nos CNAEs de Comércio: Nossa equipe contábil possui ampla experiência no setor de comércio, garantindo um suporte especializado e eficiente para o sucesso do seu negócio.
  • 3- Suporte e orientação: Além dos benefícios financeiros, você poderá aproveitar suporte completo para orientações durante 7 dias por semana, para auxílio nas questões contábeis e tributárias do seu negócio.

Então, não perca essa oportunidade, comerciante! Aproveite a parceria com a Senhor Contábil e tenha uma contabilidade especializada e um suporte completo para impulsionar seu negócio. Clique aqui e entre em contato agora mesmo!

Quero abrir minha empresaTrocar de contador

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: