fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineConheça as taxas necessárias para abrir sua empresa

Conheça as taxas necessárias para abrir sua empresa

Postagens recentes

Se você está pensando em começar seu negócio e embarcar na jornada empreendedora é preciso conhecer as taxas para abrir empresa aqui no país, para que assim você consiga dar o pontapé inicial.

Imagine só: somente em janeiro deste ano, foram abertas mais de 350 mil novas empresas no Brasil. É um número impressionante, e todas essas pessoas pagaram algumas taxas para deixarem seu negócio legítimo.

Ao conhecer quais são essas taxas para abrir empresa, você estará mais preparado para planejar suas finanças, evitando surpresas desagradáveis no caminho. Neste guia completo, você vai conhecer as principais.

Portanto, vamos lá! Continue lendo para descobrir quais são os encargos requisitados para abrir sua empresa.

Taxas para abrir sua empresa

Cada tipo de empreendimento tem suas particularidades, abaixo você encontra as taxas necessárias para abrir empresa nas principais modalidades.

Microempreendedor Individual (MEI)

Se você optar por se tornar um Microempreendedor Individual (MEI), a abertura da empresa envolve taxas bastante simplificadas.

Atualmente, é cobrado apenas um valor fixo mensal, que engloba o INSS, ISS e ICMS, dependendo da atividade. É uma excelente opção para quem está começando, pois possui custos baixos e benefícios previdenciários.

Microempresa (ME)

Para abrir uma Microempresa (ME), você precisa considerar os valores que são um pouco mais abrangentes. É necessário pagar a taxa de abertura e registro na Junta Comercial, as taxas municipais e estaduais, como o alvará de funcionamento e o ISS, além do registro na Receita Federal. Esses valores podem variar dependendo do município e do estado onde você registrará sua empresa.

Empresa de Pequeno Porte (EPP)

As Empresas de Pequeno Porte (EPP) também precisam lidar com algumas tarifas específicas. Assim como na ME, é necessário realizar o registro na Junta Comercial, além do pagamento das taxas municipais e estaduais, como o alvará de funcionamento e o ISS.

Dependendo da atividade da sua empresa, podem ser necessárias licenças e autorizações específicas, o que também implicará em custos adicionais.

Sociedade Limitada (LTDA)

No caso da Sociedade Limitada (LTDA), a taxa para abrir empresa tem como principal cobrança o registro na Junta. Também é preciso efetuar o pagamento dos custos municipais e estaduais, como o alvará de funcionamento e o ISS. Como a LTDA envolve a participação de sócios, pode ser necessário também os serviços de um advogado para elaborar o contrato social.

Sociedade Anônima Simplificada (SAS) e Sociedade Anônima (S.A)

As Sociedades Anônimas Simplificadas (SAS) e Sociedades Anônimas (S.A) são tipos de empresas mais complicadas e tem algumas taxas e procedimentos com mais detalhes.

Caso você vá abrir esse tipo de empresa, terá que registrar o estatuto social e a ata de constituição, além de realizar a inscrição na Junta Comercial.

Ah, e se o capital da empresa for alto, você terá que contratar um auditor independente.

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)

Na Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli), as taxas envolvidas são semelhantes às da Sociedade Limitada (LTDA), já que o processo de abertura é bastante similar.

Você precisará pagar a taxa de abertura e registro na Junta Comercial, e mais uma vez as taxas municipais e estaduais, como o alvará de funcionamento e o ISS entram em jogo.

Assim como na LTDA, é recomendada a contratação de um advogado para elaborar o contrato social.

Banner blog

Se atente a outras taxas relevantes

Como existem muitas modalidades de negócios possíveis, cada um vai cobrar diferentes taxas para abrir empresa!

Além das cobranças específicas para cada tipo de empresa, é importante que você fique atento a outras taxas que as autoridades podem exigir, dependendo da atividade e local da sua empresa.

Contribuições Previdenciárias

Dependendo do tipo de empresa e do regime tributário que você escolher, será necessário pagar contribuições previdenciárias, tanto para o seu INSS como também para seus funcionários, caso tenha, é claro.

Taxas Sindicais

Alguns setores podem exigir que as empresas paguem taxas sindicais; no entanto, essas contribuições são destinadas a entidades que representam os trabalhadores. Além disso, é importante notar que essas taxas variam de acordo com a categoria e a região.

Taxa de Fiscalização Municipal

Para certas atividades, você precisa obter licenças e alvarás específicos, geralmente emitidos pela prefeitura. Esses documentos podem estar sujeitos ao pagamento de uma taxa de fiscalização municipal.

Taxas Estaduais

Em algumas localidades da empresa, podem existir taxas estaduais específicas, como a taxa de fiscalização sanitária ou ambiental.

Conte com uma contabilidade e evite dores de cabeça

Abrir uma empresa é, na maioria das vezes, um processo complicado; no entanto, você pode evitar dores de cabeça ao utilizar os serviços de uma contabilidade especializada, como a Senhor Contábil. Além disso, contar com profissionais experientes nesse campo pode ser crucial para o sucesso inicial do seu empreendimento

Além de você entender melhor as taxas para abrir empresa que serão necessárias em seu negócio, você terá acesso a profissionais que entendem todas as questões do mundo contábil e fiscal.

Eles estarão prontos para oferecer orientação e consultoria durante todo o processo de abertura da sua empresa e vão tirar todas as suas dúvidas de forma prática e simples de entender.

Ao contar com uma consultoria contábil você:

  • Evitará problemas e multas;
  • Terá um planejamento tributário;
  • Receberá análise financeira sempre que precisar;
  • Terá acesso a gestão de obrigações que todo empresário deve se atentar.

Contar com uma contabilidade especializada, como a Senhor Contábil, é investir na tranquilidade e no sucesso do seu negócio. Dessa forma, você pode focar inteiramente em sua empresa e, consequentemente, garantir seu sucesso

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por:

Obrigado por nos contatar!

Entraremos em contato em breve.