fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilDepartamento PessoalVida de empreendedorJornada de Trabalho em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo

Jornada de Trabalho em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo

Postagens recentes

Em poucos dias terá início mais uma Copa do Mundo. E como acontece a cada quatro anos, nessas datas sempre surgem questões para o pessoal do RH resolver: o que fazer na jornada de trabalho em dias de jogos do Brasil? A folga aos funcionários é obrigatória? Eles podem faltar? As horas devem ser compensadas?

Para esclarecer algumas dessas questões, confira a seguir o que a lei trabalhista determina e como os responsáveis pelo RH podem oferecer soluções satisfatórias tanto para a empresa quanto para os seus colaboradores:

Jornada de Trabalho em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo

Pela lei trabalhista a folga não é obrigatória. Mas, como é de se esperar, é natural que nessas ocasiões as empresas façam acordos com os funcionários para oferecer uma solução que agrade a todos, o que pode ser combinado de várias formas.

Mas o trabalhador precisa ficar atento: sem esse acordo, faltar ao trabalho nos dias de jogos pode resultar em desconto no seu salário.

O que diz a legislação do trabalho?

A lei trabalhista indica algumas situações nas quais o trabalhador está dispensado de comparecer ao trabalho sem prejuízo ao seu salário: falecimento de familiares, casamento, nascimento de filhos, serviço militar, doação de sangue etc.

Naturalmente, os jogos do Brasil na Copa do Mundo não estão nessa lista. Nem na de feriados nacionais. É por isso que, pela lei, quem não vai trabalhar nos dias de jogos, sem ter nada acordado com o RH, corre o risco de ter o salário descontado. E se as faltas forem reincidentes, com sucessivas medidas disciplinares, o trabalhador fica sujeito a demissão por justa causa.

Seguros Senhor Contábil

É possível fazer um acordo prévio com o RH das empresas?

Jornada de Trabalho em dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo é possível fazer esses acordos coletivos?

Costumam ser a solução que os setores de RH oferecem antecipadamente aos funcionários. Mesmo no setor público, há tempos essa prática entre governos e funcionários é comum.

Portanto, apesar da dispensa não ser obrigatória, é comum que as empresas concedam folgas de meio período, ou até de períodos inteiros, nos dias de jogos do Brasil na Copa, oferecendo algumas opções de acordos para essas ocasiões.

Quais são os acordos mais comuns para a folga dos funcionários nos dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo?

Para os dias de jogos do Brasil, é comum que o RH das empresas conceda folgas, mas com algumas condições:  ou as horas serão compensadas em outros dias de trabalho, ou elas serão descontadas do banco de horas dos funcionários. Também é possível que a empresa reduza a jornada de trabalho nos dias de jogos, sem exigir uma compensação.

A redução da jornada não precisa ser, necessariamente, de dias completos de trabalho. Quando os jogos da Copa ocorrerem à tarde, por exemplo, é possível oferecer folga ou redução da jornada por apenas meio período. O que é importante é que sempre fique claro aos funcionários se haverá ou não compensação das horas.

E para os casos em que home office seja possível, as empresas também podem permiti-lo nos dias de jogos. Assim, quem trabalha em casa pode se programar para iniciar o trabalho mais cedo, ou estender as horas mais tarde nesses dias.

Esses tipos de acordos são opcionais, mas são muito comuns na grande maioria das empresas no Brasil. Para os trabalhadores, o recado principal é esse: respeitar o acordo proposto pelo RH para não ter consequências em suas remunerações.

Em dias de jogos do Brasil: o que é mais conveniente para as empresas e funcionários?

Apesar da oferta de folga não ser obrigatória por lei, é bastante conveniente que as empresas façam acordos com seus funcionários para os dias de jogos do Brasil na Copa. Todos ganham com isso.

Afinal, é um consenso que a maioria dos brasileiros adora se reunir para assistir aos jogos da seleção durante as Copas. Por isso, as empresas que facilitam essas reuniões sinalizam à sua equipe que enxergam as necessidades dos seus funcionários além das questões profissionais.

E os colaboradores, por sua vez, ficam com uma visão positiva dos seus empregadores, mesmo que precisem compensar as horas de alguma forma.

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: