fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilDeclaraçãoRotinas contábeisTributárioDASN-SIMEI: do que se trata a Declaração Anual de Faturamento e por que ela é importante?

DASN-SIMEI: do que se trata a Declaração Anual de Faturamento e por que ela é importante?

Postagens recentes

A Declaração Anual de Faturamento, conhecida como DASN-SIMEI, é um procedimento obrigatório para os Microempreendedores Individuais (MEIs).

Ela possui um prazo de transmissão até 31 de maio do ano-calendário subsequente ao da ocorrência dos fatos geradores dos tributos previstos no Simei.

Naturalmente, essa declaração gera muitas dúvidas e viemos aqui para te ajudar a tirar algumas delas!

Neste conteúdo vamos explicar de forma prática e simples a entender do que se trata a declaração anual de faturamento e por que ela é tão importante.

O que é a Declaração Anual de Faturamento?

A declaração anual de faturamento é um procedimento obrigatório para todos os microempreendedores individuais. Além disso, trata-se de uma forma de informar à Receita Federal o faturamento bruto anual obtido pelo MEI em seu negócio.

Adicionalmente, a DASN-SIMEI não é um imposto a ser pago, mas sim uma declaração que precisa ser entregue anualmente.

Essa declaração tem o propósito de manter a regularidade fiscal do MEI. Além disso, fornece informações importantes para o governo sobre as atividades econômicas realizadas pelo empreendedor.

É fundamental que seja informado o total bruto de suas receitas obtidas ao longo do ano, ou seja, a soma de todos os valores recebidos por suas vendas ou prestação de serviços. Portanto, essa é uma etapa crucial para a conformidade fiscal do seu negócio

Por que a DASN-SIMEI é importante?

Muito se fala sobre a importância da declaração anual de faturamento, mas afinal, por que ela é tão fundamental assim?

Cumprimento das obrigações fiscais

Quando o pagamento da declaração anual de faturamento é feito corretamente, o empreendedor mantém sua situação regular perante a Receita Federal.

Isso evita problemas futuros, como multas que podem chegar até 20% sobre o total a ser declarado e penalidades decorrentes da falta de cumprimento das obrigações fiscais.

Comprovação do faturamento anual

É uma forma de comprovar o faturamento bruto anual obtido pelo MEI.

Essa comprovação é importante em diversas situações, como a obtenção de empréstimos ou financiamentos junto a instituições financeiras.

Ao apresentar o documento, o empreendedor demonstra de forma clara e oficial o faturamento do seu negócio, o que pode facilitar processos de obtenção de crédito, por exemplo.

Acesso a benefícios previdenciários

O MEI, ao realizar a declaração anual de faturamento de forma regular, está em dia com suas contribuições previdenciárias.

Isso permite ao empreendedor ter acesso aos benefícios previdenciários garantidos pelo regime do Microempreendedor Individual, como:

  • Aposentadoria;
  • Auxílio-doença;
  • Salário-maternidade.

A declaração é uma forma de comprovar a regularidade do MEI junto à Previdência Social.

Transparência nas relações comerciais

 Ao fornecer informações sobre o faturamento bruto anual, a DASN-SIMEI contribui para a transparência nas relações comerciais do MEI.

Essas informações podem ser solicitadas por parceiros de negócios, fornecedores, clientes ou instituições financeiras.

A declaração demonstra que o empreendedor opera de forma legal e transparente, fortalecendo a confiança entre as partes envolvidas.

Banner blog

Como funciona a declaração?

Para realizar a declaração anual de faturamento é relativamente simples!

Para isso é necessário que você:

  1. Acesse o site do simples nacional: Inicie o processo de declaração acessando o site do simples nacional, que é o site oficial do governo destinado ao Simples Nacional.
  2. Cálculo e declaração: Em seguida acesse a parte Simei -> Cálculo e declaração e escolha a opção: DASN-SIMEI – Declaração Anual para o MEI.
  3. Informe os dados: Preencha com precisão os dados solicitados, como CNPJ, o ano, tipo de declaração, o valor da receita bruta e se possui um empregado.
  4. Gere o resumo: Após preencher as informações, prossiga para o resumo, onde irá aparecer o valor que você deverá pagar para ficar quitado com suas dívidas em relação a Receita Federal.

Como saber se o MEI está em dia com a DASN-SIMEI?

Se quer verificar se o seu MEI está em dia com a DASN-SIMEI, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Acesse o Portal do Empreendedor.
  2. Procure a opção “Já sou MEI” e clique nela.
  3. Faça login inserindo o seu CPF e a senha cadastrada no momento da abertura do MEI. 
  4. Procure pela opção “DASN-SIMEI”.
  5. Consulte a situação da declaração: você poderá verificar se a sua declaração anual está em dia.

Como a Senhor Contábil pode ajudar na DASN-SIMEI?

Apesar de ser um processo simples, a declaração anual de faturamento pode acabar gerando algumas dúvidas e até problemas com o site.

Por isso, você pode sempre contar com a gente para te auxiliar nesta e qualquer outra questão contábil de sua empresa e CNPJ.

Nossa equipe de contadores especializados está disponível para tirar dúvidas e fornecer orientações personalizadas. Adicionalmente, se surgirem questões específicas durante a declaração, estamos prontos para ajudar a esclarecê-las e garantir que você preencha corretamente todos os campos e informações necessárias.

Além disso, na Senhor Contábil, utilizamos ferramentas e recursos modernos para otimizar o processo de declaração. Isso nos permite agilizar a transmissão da DASN-SIMEI e garantir que tudo esteja de acordo com as exigências da Receita Federal.

Além do mais, valorizamos a qualidade do serviço que oferecemos e nos esforçamos para fornecer uma experiência tranquila e eficiente aos nossos clientes. Por fim, acreditamos na transparência nas relações comerciais e em preços justos e claros. Dessa forma, estamos comprometidos em fornecer a você um suporte completo e garantir que todas as suas obrigações fiscais sejam cumpridas

Conclusão

Por fim, a declaração anual de faturamento, ou DASN-SIMEI, é uma obrigação essencial para o Microempreendedor Individual (MEI).

É por meio dessa declaração que o MEI informa à Receita Federal o seu faturamento anual, mantendo suas obrigações fiscais em dia.

Realizar a DASN-SIMEI corretamente é de extrema importância, pois além de cumprir com suas responsabilidades legais, a declaração também serve como comprovante de faturamento para obtenção de empréstimos e financiamentos.

Para garantir um processo tranquilo e seguro, o MEI pode contar com a ajuda de uma contabilidade especializada para tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar nos processos burocráticos.

 

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por:

Obrigado por nos contatar!

Entraremos em contato em breve.