fbpx

Dúvidas? Entre em contato com nosso time!

Selecione e contrate agora a Senhor Contábil

HomeBlog Senhor ContábilContabilidade OnlineVida de empreendedorImpactos da Tecnologia no meio ambiente – positivos e negativos (da redução de papel ao crescimento do lixo eletrônico)

Impactos da Tecnologia no meio ambiente – positivos e negativos (da redução de papel ao crescimento do lixo eletrônico)

Postagens recentes

Você já parou para pensar sobre os impactos da tecnologia no meio ambiente?

É impossível não perceber que o mundo mudou abruptamente nos últimos anos e grande parte disso é por causa da tecnologia.

Afinal de contas, ela está em todo lugar. Seja na TV Smart, no aparelho de telefone, maquinários modernos da indústria, equipamentos para realização de exames, na forma como as notícias são divulgadas, na criação de diferentes tipos de produtos eletrônicos e etc.

Ou seja, será que a sociedade conseguiria viver sem a tecnologia agora?

É verdade que existem muitos impactos da tecnologia que são positivos, logo, não se pode negar que trouxe desenvolvimento e novas oportunidades para a humanidade.

No entanto, existe o outro lado da moeda, aquele cujo os impactos negativos da tecnologia também são grandes desafios.

Vamos falar mais sobre isso a seguir!

Quais os impactos positivos da tecnologia no meio ambiente?

A revolução industrial e o avanço rápido da tecnologia trouxeram efeitos negativos para o meio ambiente.

Mas, por que não usar a tecnologia para preservar os recursos naturais?

A construção de políticas sustentáveis é uma das pautas das empresas na atualidade, o objetivo é cuidar mais do meio ambiente através da tecnologia ambiental.

O que é a tecnologia ambiental?

São soluções criadas para reduzir os problemas com resíduos, economizar no consumo de energia e tornar processos de produção mais ecológicos.

Entram nessa lista o reaproveitamento de matéria-prima e a busca por processos sustentáveis em todas as etapas, desde os materiais utilizados, a logística e o uso de sistemas de gestão ambiental para garantir o menor impacto possível ao meio ambiente.

Dessa forma, os impactos da tecnologia no meio ambiente podem ser positivos e garantir:

  1. Energias renováveis;
  2. Reciclagem de resíduos;
  3. Monitoramento do meio ambiente através de sistemas para avaliar: Presença de poluentes, alterações do solo e análise de riscos a saúde humana;
  4. A tecnologia ambiental a longo prazo de criar estratégias para reduzir os gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa;

 

Na realidade, o planeta enfrenta muitos problemas com a poluição e a falta de água. Com o desenvolvimento tecnológico, muitas soluções podem ser encontradas através da tecnologia ambiental.

Todavia, para potencializar os impactos positivos da tecnologia no meio ambiente, é necessário que mais empresas se juntem a esse movimento.

A Europa é líder mundial em tecnologias ecoeficientes, eles possuem grandes avanços na produção de energia renovável e também, na reciclagem de resíduos.

Contudo, ainda existem muitos obstáculos no mundo dos negócios para investimentos na tecnologia ambiental. Para que essa transição seja feita é fundamental que haja participação de inúmeros setores da sociedade, desde o governo, os empresários, os investidores e os próprios consumidores.

Levando em conta que a implementação da tecnologia ambiental é a longo prazo, o que mudou até agora?

A tecnologia reduziu o uso do papel

Pagamentos online, envio de documentos por email ou aplicativos de mensagem, consulta de recibos em sites e leitura de livros por celular ou iPad.

Essas ações colaboram para a redução de papéis, mas será que isso é o suficiente?

No Brasil, o consumo de papel é de 4 kg por pessoa ao ano, enquanto que em outros países, esse consumo é ainda maior, ficando entre 12 a 18 kg  por habitante/ano.

O uso de softwares tecnológicos para fazer pagamento de contas e lidar com as atividades diárias podem reduzir esse consumo de papel.

No setor público brasileiro já existem medidas para  reduzir o consumo do papel.

Quais os impactos negativos da tecnologia no meio ambiente?

Os processos industriais para fabricação dos artigos eletrônicos produzem poluentes atmosféricos e também, o excesso de lixo eletrônico.

Não há como negar que os impactos negativos da tecnologia no meio ambiente podem causar sérios danos à saúde humana e contribuir para o aquecimento global, como por exemplo:

Emissão de gases causadores do efeito estufa

Você sabia que atividades simples que fazemos todos os dias na internet são capazes de gerar gases poluentes causadores do efeito estufa?

Pois é, mandar um email, ver um vídeo, navegar nas redes sociais, assistir uma série ou até mesmo, ler esse artigo. Pode acreditar, essas ações afetam o meio ambiente.

Mas, como assim?

Existe uma cadeia produtiva para produzir vídeos, séries e manter redes sociais no ar, é justamente aí que acontece a emissão do gás carbônico.

De modo geral, a internet produz 4% de emissão de gás carbônico no mundo, e certamente, essa projeção tende a aumentar nos próximos anos. Afinal de contas, ela precisa de objetos físicos para funcionar, são essas estruturas necessárias as causadoras dos impactos negativos da tecnologia no meio ambiente.

Lixo eletrônico

O descarte incorreto dos eletrônicos ainda é um problema muito sério no mundo. Embora existam campanhas para o descarte sustentável, elas não são o suficiente para dizer que essa questão está solucionada.

Uma pesquisa realizada em 2019 pela Associação Internacional de Resíduos Sólidos apontou que o mundo produziu 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico.

O Brasil ocupa o posto de 5º maior produtor de lixo eletrônico do mundo, infelizmente, a maioria descartado incorretamente e menos de 3% foi reciclado.

O lixo eletrônico é um dos impactos negativos da tecnologia no meio ambiente que afeta a saúde humana. Os componentes desses equipamentos são tóxicos  e podem contaminar o solo e a água causando intoxicação por metais pesados e doenças como câncer, Alzheimer e outras.

Entre os metais pesados estão:

  1. Arsênio – presente nos celulares;
  2. Cádmio – computadores e baterias;
  3. Cloreto de Amônia – Notebooks e baterias de celulares;
  4. Chumbo – Computadores, celulares e televisão;
  5. Manganês – Computadores e celulares;

 

Meio ambiente poluído com metais pesados traz consequências sérias na saúde humana, os problemas podem surgir através da inalação, a exposição a finas partículas que podem causar doenças cardíacas, pulmonares vasculares, no cérebro e câncer. Infelizmente seu efeito é acumulativo no organismo.

Aumento no consumo de água

Aparelhos de celular, computadores, notebooks, televisão e outros dispositivos eletrônicos precisam de energia para funcionar.

Esses equipamentos consomem bastante eletricidade, que é feita a partir da água aqui no país.

Obviamente que a tecnologia nos trouxe a possibilidade de gerar energia através da luz solar, entretanto, essa forma sustentável ainda não está sendo muito explorada.

No Brasil, cerca de 67% da energia elétrica é gerada em hidrelétricas que usam águas de rios. A longo prazo, esse consumo grande de água pode gerar uma crise hídrica e energética.

Como evitar os impactos da Tecnologia no meio ambiente?

A tecnologia pode ser uma grande aliada na redução de impactos negativos ao meio ambiente.

A produção de maquinários para reciclagem e cuidados com o ecossistema  pode ter vários cenários e conferir muitos benefícios como:

  1. Tratamento de água e esgoto ( industrial e residencial);
  2. Energia eólica;
  3. Energia solar;
  4. Carros elétricos;
  5. Biocombustíveis;
  6. Produção de materiais biodegradáveis;
  7. Construções ecológicas;

 

A internet é outra ferramenta tecnológica que pode ajudar  a reduzir os impactos da tecnologia no meio ambiente.

Quer saber como?

Através da conscientização da humanidade de que é preciso dar mais importância para os assuntos ambientais antes que seja tarde demais e as consequências graves sejam uma realidade difícil de controlar em algum momento.

Para dar certo a luta contra os impactos  negativos da tecnologia no meio ambiente é preciso a participação dos governos, empresas e cidadãos.

Será que estamos fazendo a nossa parte?

Há mais de 08 anos realizando a gestão contábil e fiscal de empreendedores em todo o Brasil. Fale com nossos especialistas e migre agora sua empresa de MEI para ME.

CNPJ: 24.233.534/0001-26
CRC: 2SP035218

Receba nossa newsletter

Enviamos apenas e-mails interessantes e relevantes.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
© Copyright 2024 | Senhor Contábil – Todos os direitos reservados.

Soluções para sua empresa

Fale com um especialista

Preencha as informações que em breve entraremos em contato com você.
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.
Você prefere que o especialista te contate por: